Ernie Ball, a líder mundial na fabricação de cordas e acessórios, tem feito cordas de alta qualidade para guitarra e baixo desde 1962. Músicos como Paul McCartney, Keith Richards, Eric Clapton, Slash, Jimmy Page e Buddy Guy tem tocado com cordas Ernie Ball para criar um som único. Nós usamos as últimas tecnologias e os melhores materiais para continuamente aperfeiçoar sua experiência ao tocar e fornecer uma expressiva palheta de opções inigualável.
Guerra da Coréia - Ernie Ball se alista na Força Aérea americana e se junta à banda da Força Aérea.
Roland S Ball (Ernie) toca por Los Angeles com a banda de Tommy Duncan (1949-1950). Nesta época o nome "Roland" não era adequado para o palco e o nome "Ernie" foi dado por seus colegas de banda.
Foto oficial de Ernie Ball para o endorsee Fender.
Enquanto Ernie estava no Arizona ele ouviu sobre o consertador de rádios Leo Fender, que estava construindo corpos sólidos para guitarras elétricas e de aço. Ernie saiu, dirigiu até Fullerton e ele e Leo se acertaram. Ernie pensou que isto era a melhor coisa que já vira. De lá ele testou para Leo e se tornou um endorsee.
Ernie Ball abriu um estúdio para ensinar, dando aulas de guitarra para iniciantes. Foi ensinando estes jovens estudantes que ele percebeu a dificuldade me fazer bending em cordas e fazer acordes em cordas mais grossas.
Ernie Ball e sua primeira academia de ensino para guitarras e acordeão.
Ernie Ball cercado de guitarras em sua primeira loja em Tarzana, CA.
Cartão da loja de Ernie Ball, por volta de 1957.
Um cartão comercial de EB, por volta de 1958.
Ernie Ball expande seu negócio e começa a vender baterias.
Rock-n-roll acessórios para guitarra rapidamente tornou-se um ponto focal, solidificando ainda mais o envolvimento de Ernie em uma indústria em rápido crescimento.
O primeiro catálogo da Ernie Ball introduz um programa de pedidos por correspondência para cordas personalizadas, revolucionando ainda mais o mundo do varejo dos instrumentos musicais.
Merle Travis e The Ventures se tornam um dos primeiros artistas a usarem as cordas Ernie Ball Slinkys.
As pioneiras bitolas customizadas das cordas Ernie Ball para músicos de todo mundo e a linha Slinky é criada oficialmente.
Ernie Ball e seu famoso anúncio de máquina de xerox.
Um Guia Vintage de Bitolas de Cordas EB, por volta de 1966
O guitarrista de Rolling Stone, Keith Richards, encontra as cordas customizadas de Ernie Ball em uma de suas primeiras turnês pela América. Keith usou cordas Ernie Ball como suas "ferramentas do comércio" por mais de 50 anos.
Ernie Ball expands its bass offerings to include Flatwound Bass Strings for a smooth feel and a mellow, rich tone in four different gauge combinations as well as Custom Gauge single string systems for players to build their own sets. These strings were the first to feature the iconic Eagle logo found on countless Ernie Ball sets including Slinkys.
Ernie Ball fecha a loja de varejo e se muda para Newport Beach, na Califórnia, para se concentrar no negócio de cordas e acessórios. Ernie também tinha uma visão de trabalhar em tempo parcial, para poder surfar e voar em aviões. Entretanto, o negócio da guitarra tomou uma nova e ampliada direção, e as coisas nunca seriam as mesmas.
Jimi Hendrix, desconhecido nos EUA na época, dirigia-se à Inglaterra para formar um grupo de rock. Entre muitos outros, Jimi encontra Pete Townshend, Eric Clapton e Keith Richards enquanto ele está no Reino Unido. Jimi ouve das cordas com bitola mais leve de Ernie Ball e, posteriormente, procura-as em suas viagens de volta aos EUA.
Entre meados e o final dos anos 1960, a invasão britânica atinge a América. O supergrupo Cream, de Londres, com Eric Clapton, é um dos primeiros grupos a encomendar Slinkys com bitolas personalizadas.
Ernie Ball anuncia na primeira edição da revista Guitar Player, um começo que evoluiu em uma relação de mais de 40 anos de anúncios efetivos e criativos.
Led Zeppelin, o supergrupo formado pelo membro do Yardbirds, Jimmy Page, lança seu terceiro álbum em 1970. Nesta época a banda estava à pleno vapor, embalada pelas cordas Ernie Ball Super Slinky.
Pete Townshend, do The Who, tem usado cordas Ernie Ball há mais de três décadas. Inicialmente um guitarrista rítmico, o jogo de bitolas personalizadas de Pete é mais pesado do que a maioria das bitolas 11-52.
Jeff Beck: Outro ex-Yardbird que se consagrou como um dos artistas instrumentais mais dinâmicos e influentes do mundo. Por muitas décadas as cordas de Ernie Ball foram uma aliada para Jeff, tanto no estúdio como no palco.
A camiseta "Strings and Things" começa a ser vendida, e tem início a linha de vestuário da Ernie Ball.
A primeira loja Guitar Center music store abre em 1971, recebendo um embarque de Ernie Ball para uma promoção local em Hollywood. Agora com mais de 260 lojas em todo o país, Guitar Center e Ernie Ball continuam a trabalhar juntas em muitas promoções, dando a músicosa oportunidade de se apresentarem em palcos pelo mundo.
David Ball, Ernie Ball, Tom Walker na NAMM. Ernie e Tom Walker se encontraram antes, quando Tom era o representante de vendas da Fender na costa Oeste, na loja de instrumentos de Ernie. Eles se tornaram grandes amigos e Tom Walker foi convidado para ser padrinho de Sterling Ball. No início dos anos 70 Tom desenhou um novo circuito de preamp que iria se tornar uma nova linha de amplificadores para a Music Man. Fundada por Tom Walker, Leo Fender e Forest White em 1972, a Music man foi comprada por Ernie Ball em 1984.
O baixo Earthwood era popular graças ao som grave e projeção potente. Os baixos acústicos Earthwood eram limitados a uma produção original em 1972, e alguns foram feitos na fábrica SLO no início dos anos 80.
A produção da Earthwood fornece o primeiro baixo Earthwood aos clientes.
No início de 1973 Sterling decide juntar-se à equipe como representante de vendas em viagens e se lançar totalmente na empresa em evolução. Sterling diz para o gerente de vendas interno da época "Dê-me um mês, um cartão de gás e aquele velho Chevy no estacionamento que não está sendo usado, pague-me apenas o que eu vender e se não vale a pena, então me mande embora". Não precisa dizer que Sterling se tornou recorde de vendas nesse ano e não olhou para trás desde então.
Ernie Ball e filhos numa jam na Earthwood Acoustics.
Instalações temporárias são criadas em Tank Farm Rd, 225, em San Luis Obispo. No complexo os quatro edifícios separados de 5000 pés quadrado são usados para produção de Earthwood, fabricação de cordas e embalagens.
Ernie Ball muda seu quartel general para San Luis Obispo, Califórnia. As cordas e instalações da Earthwood são embaladas e se mudam para a nova casa em março de 1979.
Ernie aproveita um dos seus passatempos favoritos, voando em “Breezy” sobre San Luis Obispo, CA
Inovador para a fábrica da Music Man em San Luis Obispo, CA.
1984: Ernie Ball compra os ativos restantes da Music Man de Tom Walker. Os instrumentos Ernie Ball Music Man continuam a ser construídos na fábrica de San Luis Obispo, CA até hoje.
Construindo a fábrica da Music Man em San Luis Obispo, CA
Uma foto de Suburban Road, 151, San Luis Obispo, CA
Ernie fotografou a cerimônia de inauguração da nova fábrica.
Ernie Ball desenha a nova fábrica, construída do zero no Suburban Rd, 151, em San Luis Obispo, CA
Ernie Ball R.P.S. (Reinforced Plain Strings) Slinkys chegam ao mercado e rapidamente se toram a favorita dos artistas. Cordas RPS apresentam um giro extra de bronze ao redor da bolinha na extremidade da corda, dando força e estabilidade extras.
Vista aérea da parcialmente finalizada fábrica da Music Man em San Luis Obispo, CA.
O local da construção da fábrica da Music Man em San Luis Obispo, CA.
Ernie Ball no local da construção da fábrica da Music Man em San Luis Obispo, CA.
Ernie Ball no local da construção da fábrica da Music Man Factory em San Luis Obispo, CA.
Ernie Ball Inc. mais uma vez começa a revolucionar o mercado de acessórios de guitarra com a introdução de seus primeiros desenhos de camisetas. As camisetas EB desde então se tornaram um item "cult", e podem ser achadas em todos os cantos do globo.
"Grandes cordas não melhoram um amp ruim, um braço curvado ou uma sala com acústica ruim; mas quando todos estes elementos estão corretos, as cordas se tornam um item essencial. E é aí em que nós entramos. Nós fornecemos o necessário para guitarristas em toda a parte atingirem seu objetivo: cordas confiáveis e de alta qualidade por um preço acessível."